Livros digitais: meu (quase) primeiro mês

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Livros digitais: meu (quase) primeiro mês

Mensagem por Tomate em Qui 17 Ago 2017, 23:57

Livros é uma sensação especial em cada momento e para cada um. Às vezes, lemos um livro
na emoção como se estivéssemos em uma sala imersa; outrora, lemos os livros de olhos
fechados com medo dos nossos personagens preferidos morrer. E, algumas outras ocasiões,
lemos com um objeto do bolso.

Eu sempre fui assíduo por livros impressos. O cheiro, a capa e a aproximação da leitura nunca
me fizeram imaginar ler algo digitalmente. Eu tinha preconceito e pensava “como as pessoas
conseguem ler assim? Não tem a mesma sensação”. E como eu estava errado. Ler digitalmente
é (desculpa, eu do passado) superior a ler em uma cópia física e mais barato!

Mas nem tudo é um mar de rosas. Ler digitalmente não significa que isso apague o brilho da
cópia física ou, sequer, vai fazer essas cópias sumirem do mundo e tudo se tornará digital.
Tanto é que os livros digitais perderam força de 2014 para cá em diversas regiões do mundo,
como apontam pesquisas.

Mas vim aqui para dissecar o melhor e o pior, não só falar de números chatos e minha opinião.

VANTAGENS

Conforto: O conforto de ler um e-book nem se compara com um livro com capa. Com o meu
celular posso ler no metrô lotado com espaço apenas para o pequeno quadrado de mãos,
posso ler no escuro sem o auxílio de um abajur ou coisas do tipo e, o mais gratificante, posso
guardar meu livro no bolso e não precisar carregar algo que pesa cerca de 1 kg. Poder ler em
qualquer lugar é excelente e é a melhor qualidade!

Rapidez: Se você não comprar um livro na biblioteca, ele não chegará no dia. Na verdade,
demora cerca de 3 a 4 dias úteis. Se você comprar numa sexta... Espere seu livro apenas para a
quinta-feira da semana seguinte, e olhe lá!

Comodidade: Já falei do peso antes, mas sabe quando você leva o seu livro pra uma viagem e
ele fica em uma posição que você não queria e acaba amassando? Isso não acontece. Isso
quando você está sem guarda-chuvas, sem mochila e do nada começa a chover. Claro que o
celular pode pifar ou coisas do tipo, mas alguns celulares são resistentes a respingos de chuva.
Coisas que papeis não são.

Preço: Livros digitais são mais baratos. Eu consegui comprar 3 livros – que em média custam
R$ 30 – por R$ 32,75 todos eles. Claro que foram promoções e que promoções existem em
todos os lugares, mas os preços são mais acessíveis em todos os livros. Já vi livros que, sem
descontos, custavam R$ 10 a menos que em livrarias.

DESVANTAGENS

Digitação: Isso é irritante e não deveria ocorrer. Mas ocorre. Algumas páginas de alguns livros
vêm com erro de espaçamento entre palavras ou palavras que deveriam estar em itálico ou
negrito e não estão (sei disso porque já li os livros em versões dinâmicas). Nada que a editora
não possa fazer um esforço para corrigir com uma atualização (bem melhor que esperar a
próxima edição!) mas mesmo assim é bem chato ver que o “ctrl c + v” não funcionou direito.

Bateria: Pois é. Chegamos no momento mais triste. Se você não tiver um Power Bank, não
adianta: a sua bateria vai acabar. Aliás, ficar com o display ligado por muito tempo faz com que
a bateria seja sugada mais rápida. Não é algo absurdo ou que faça a bateria vai cair de 100%
para 20% em 1h, demora muito mais que isso e consome menos que um aplicativo como
Facebook ou Whatsapp. Um Powebank pode auxiliar e também uma boa gestão de energia do
celular também.

Mensagens: Seus amigos não param de falar! Se você estiver com conexão com a internet, as
notificações não aparecem e não atrapalham a leitura, mas você sabe que elas estão ali pronta
para serem vistas. Acho que isso é meio pessoal, acontece tanto com o livro físico quanto com
o digital, mas com as mensagens tão acessíveis e rápidas, é difícil não dar uma espiada e
acabar respondendo.

Depois de tudo isso saiba que: livros digitais merecem uma chance. O conteúdo é o mesmo.
Leitura não é ego que você precisa mostrar que sabe ler um calhamaço e que é o culto do rolê.
Dê uma chance. Se não gostar, volte ao livro normal. Se gostar, ai meu querido leitor, você não
desgrudará mais.

Até mais, do seu amigo vermelho!
Tomate
"Lerei"

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: