"The Long Dark" - A Looonga Jogatina

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

"The Long Dark" - A Looonga Jogatina

Mensagem por Zé Joelho em Seg 07 Mar 2016, 23:33

"Os únicos presentes do mar são golpes duros, e as vezes a chance de sentir-se forte.
Eu não compreendo muito o mar, mas sei que as coisas são assim por aqui. E também sei como é importante na vida não necessariamente ser forte, mas sentir-se forte. Confrontar-se ao menos uma vez. Achar-se na maior condição humana. Enfrentar a pedra surda e cega a sós, sem outra ajuda além das mãos e da cabeça."

- Na Natureza Selvagem (Into the Wild)

"The Long Dark" é um jogo em primeira pessoa de sobrevivência produzido pela Hinterland para multiplataformas. O projeto teve ainda suporte de uma campanha bem sucedida no Kickstarter. O jogo é basicamente o seguinte: Você é um piloto que caiu em terras canadenses e o planeta passou por algum tipo não explicado de desastre global. É isso. Você, frio e lobos por toda parte.

O clima gelado do Canadá nesse jogo nos proporciona paisagens incríveis não só por sua beleza de auroras bureaus riquíssimas que contrastam com a neve branquinha, mas também um sentido de urgência de se manter aquecido. O gráfico é um tanto cartoonizado, mas não o suficiente para atrapalhar. Veja bem: o jogo traz uma sensação de solidão muito forte, principalmente se utilizar os fones para escutar os ventos fortes do norte, e um exagero na abstração do gráfico poderia deixar o jogo bobo ou menos interessante. As tempestades de neve e os ciclos de noite e dia obrigam-te a se organizar bem, a se importar com a bagagem, com roupas, predadores - a visão numa tempestade ou na noite sem tochas pode lhe trazer o fim - e o mais divertido do jogo: novas estruturas!

O jogo se passa em um mundo pós desastr...

CARAMBA! NOVAS ESTRUTURAS TIPO ALIENS?

Tava demorando... Espere eu terminar, sim?
...
Onde eu estava?

Tem Aliens no Canadá... Eles fazem estruturas que-

As estruturas em questão são formações naturais do ambiente - clareiras, cavernas, rios congelados - ou edificações da civilização que conhecemos que foram deixadas para trás. Não há nada muito estranho ou que você chegue a ficar em dúvida quanto a origem da estrutura... Como Aliens. Entretanto o mapa consegue, juntamente com o gráfico e a trilha, te darem duas sensações mesmo no conforto de sua casa: "Esse frio vai te matar amanhã, melhor ficar por aqui" e "Caramba, que mais que deve ter pra lá?"

Os comandos são instintivos. Você pode correr dando um "sprint" que lhe custará energia momentânea E calorias. Sim, tem uma contagem de calorias que você ingere para ser gasta tanto em trabalho (correr, montar algo, lutar contra animais), se curar de doenças ou ferimentos e, basicamente, manter o corpo aquecido. Você encontrará roupas em diferentes estados que vão se umedecer conforme a exposição à neve. Encontrará galhos, madeira, peças e plantas, tanto para montar equipamentos novos quanto para produzir e alimentar o fogo para ferver a água ou aquecer o fogo.
Você pode morrer de frio, fome, sede, doenças ou ataques. Isso torna tudo bem tenso, porém também muuuito excitante.

Mas... Qual o objetivo?

Sobreviver. Eu joguei o total de 9 horas e só descobri mais e mais sobre o mapa ou maneiras de se dar mal. Até hoje não encontrei "fins" ou muitos detalhes sobre o que devo fazer ou para onde ir. O jogo tem um potencial enorme de imersão e variedade de itens e desdobramentos, mas entramos no problema do jogo...

Aliens

Não. E já chega.
O maior problema, assim como a maioria de Kickstarters e Indies na atualidade, é que está em Early Acess desde 2014. Ou seja, o jogo ainda não está pronto e já é vendido a preços que passam os 25 reais. Ele já tem uma qualidade equivalente a "Firewatch", que lembra um pouco o estilo de natureza e homem, ou qualquer jogo de survival indie atual. Há espaço e já passou do tempo de ter grandes melhorias como talvez um misticismo, mais animais e/ou mais objetos e lugares para ir.

Eu joguei até pouco para um jogo desse, é verdade. Minha indicação está aqui pela minha experiência com o jogo. Eu nunca fui muito fã desse tipo "naturalista" de survival. Jogos onde é você, o silêncio de uma trilha cheia de barulhos da natureza e quick saves. Assim como qualquer jogador de "XCOM", depois de um tempo você vê que suas escolhas não tem taaanto peso assim; basta fazer saves e voltar no backup quando errar/perder. Perde-se a sensação de urgência e de sobrevivência do jogo.
Para sobreviver é só voltar no tempo.

Eu tenho jogos variados na minha steam, mas cada vez mais estou me interessando menos por jogar. "The Long Dark" tem uma proposta tão simples e vaga que eu comprei apenas por estar na promoção e ter um cenário bonito. Sério, foi por isso. Mesmo assim devo dizer: O Jogo Te Faz Se Importar. Eu sei que posso voltar no save anterior e pegar mais comida ou tentar evitar o lobo que me atacou e me feriu gravemente, mas eu não o farei. A exploração é tão instintiva e o ambiente tão curioso que, por mais que demore para se deslocar no mapa (é tudo a pé), você continua lá. Você e a natureza simulada. Você e a dúvida quanto sua precisão com arco e flecha ou rifle, por causa da munição contada, ou pelo clima que pode te deixar em sérios problemas quando você decide ir a uma caverna sem nenhuma tocha e a noite vem.

Você entrou numa caverna sem tocha? Você é burro?

Você não estava lá, não me julgue.

Ok... E a inteligência artificial?

Eita. Você me surpreendeu com essa pergunta útil. Parabéns.

São seus olhos

Não sei se por uma mal calibragem nos níveis de dificuldade (além dos recursos ficarem mais escassos, os animais ficam mais violentos e sensíveis a movimentos) ou por questão de estar com acesso antecipado, vez ou outra encontro veados surdos e cegos ou lobos que não se importam em levar flechas. Nisso o jogo ainda não se decidiu se é bom.

Você falou e falou... O jogo é bom?

O jogo é incompleto e ele demonstra isso. Você sente que falta algo enquanto joga. Tentei preencher com comida ou podcasts mas isso apenas te tira um pouco da imersão. O jogo é bonito sim e, em mim, desperta uma vontade de continuar enfrentando o gelo e a noite, sem saber se terá carne ou fogo na luz do dia seguinte. Como em "Na Natureza Selvagem", o ambiente pode te vislumbrar e, com certa coragem, pode te mostrar tesouros... Mas fique sempre esperto porque a natureza não está aqui para nós, ela vive conosco e ao nosso redor, deve ser respeitada. *O lobo da uma piscadinha*

Nota: 6/10 com muito otimismo. Comprem na promoção e se puderem ver alguns gameplays no youtube, aconselho.

Beijo no Joelho
Zé Joelho

Ver perfil do usuário

Re: "The Long Dark" - A Looonga Jogatina

Mensagem por Lain em Ter 08 Mar 2016, 07:15

Eu nunca compraria um jogo em acesso antecipado, a menos que seja um projeto de kickstarter e eu tenha contribuído para o financiamento. Quase nunca vale a pena, e esses jogos de sobrevivência são notórios por nunca serem concluídos. Esse talvez seja uma exceção, pois não é multiplayer, como muitos desses de má reputação são... E além disso, tem um surpreendente "Extremamente Positivo" nas analises da Steam, o que sempre chama atenção.  
Se um dia for lançado oficialmente, eu talvez compre. O tipo de jogo não faz meu estilo, mas tenho a "politica" de sempre adicionar a lista de desejos qualquer jogo marcado com analises  "Extremamente Positivas". É pra alimentar o entusiasta por design de jogos que há em mim. Experimentar é parte importante da coisa.

O jogo realmente parece bonito, e pelo que pesquisei, os desenvolvedores continuam lançando updates. Não é um projeto abandonado. Veremos como se sairá no futuro.

VERLERJOGARFAZER
60 Animes em 2 AnosReleitura de "As Cronicas de Gelo e Fogo"Qualquer coisa na Lista de Desejos da Steam, quando possível Voltar a escrever em prosa
Six Feet UnderUmineko No Naku Koro Ni__Uma Wikifiction
Maratona de filmes sobre AIO incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação__Resenhas de Jogos
Qualquer coisa nessa lista______
________
________
________
________
________

Lain
Admin

Ver perfil do usuário http://anomaliazero.ativoforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: