Precisamos de mais séries como "The Newsroom"

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Precisamos de mais séries como "The Newsroom"

Mensagem por Basara em Dom 28 Fev 2016, 00:14

"The Newsroom" é uma série de Aaron Sorkin, e trata da equipe do noticiário noturno da fictícia "Atlantis Cable News" (ACN). Após uma gafe publica, o ancora Will McAvoy é convencido por sua nova produtora MacKenzie McHale, e por seu superior Charlie Skinner, à engajar-se numa "missão para civilizar", que envolve mudar todo o padrão do noticiário. Parar de falar sobre celebridades, iPhones ou sobre o transito, e passar a falar sobre assuntos relevantes que o publico precise saber, sem subestima-los. Essa mudança os leva a quedas de audiência, conflitos com políticos, e com os executivos de alto nível e donos da ACN. 
Eu maratonei essa série recentemente, e achei fantástica. Não assisto tantas séries porque poucas me impressionam. Geralmente quase nada acontece num episodio, o dialogo é básico, os personagens são simples demais, e ficam em segundo plano em relação a seja qual for o cenário da série. Mas essa se destaca, gostei bastante. E aqui vão os motivos, em mais uma de minhas listas, vejam se lhes interessam:

- Desenvolvimento de personagens: Todo personagem evolui com os acontecimentos. Ate mesmo personagens que inicialmente parecem antagonistas inescrupulosos, eventualmente mudam de comportamento... Talvez ate demais, certas pessoas podem considerar algumas das mudanças muito drásticas. Francamente, exceto por alguns personagens da terceira temporada que não tiveram tempo de ser bem usados, não tem nenhum personagem que eu não tenha eventualmente aprendido a gostar. E isso é um sinal forte de personagens bem feitos e utilizados;

- Dialogo inteligente: Isso é tão raro em séries ou filmes, geralmente sendo mais fácil achar em livros. "House" e "Community" tem bons diálogos, as vezes "Bones", mas fora isso nunca achei muitas séries boas nisso. Certas pessoas podem achar irrealista que quase todos os personagens são mestres de debate, enquanto na vida real é quase impossível achar tanta gente assim acumulada... Mas francamente, eu não ligo. Simplesmente torna a série muito mais interessante;

- Acontecimentos reais: A série segue os acontecimentos do mundo real, começando com o vazamento de petróleo no Golfo do México em 2010. Claro, existem alguns eventos inventados, mas mesmo esses são na verdade adaptações de eventos reais, mas que aconteceram com outras emissores de TV na mesma época. A série oferece muitos detalhes e perspectiva extra sobre tais eventos que podem não ter ficado claras na época. Claro, o foco é nos Estados Unidos, mas alguns dos eventos são reconhecíveis;

- Engraçado: Junto com o dialogo inteligente e rápido, vem um bom senso de humor. A espontaneidade e timing das piadas é muito bom;

- Empolgante: A série consegue se tornar muito empolgante quando algum evento importante ocorre e toda a equipe jornalistica se move para cobri-lo. Mais empolgação que a maioria das cenas de ação de outras séries, ao meu ver;

- Ritmo e densidade: Ok, sendo da HBO, a série chega e as vezes ultrapassa uma hora por episódio, mas ainda assim, a sensação é a de ter visto um filme inteiro ao fim de um episódio. Especialmente na primeira e terceira temporada. Acontecem mais coisas em um episódio do que em meia temporada de outras séries mais genéricas, e isso é feito sem ficar parecendo uma bagunça incompreensível, é muito satisfatório, na verdade. Da a sensação de ser um excelente uso de seu tempo (ou tão bom quanto assistir uma série pode ser);

- Sloan Sabbith: Ela é divertida, melhor personagem da série.

É isso, essas são as principais qualidades, aos meus olhos. E os defeitos? Tem alguns relevantes:

- Alguns personagens parecem mudar rápido demais. Ser um babaca numa temporada, mas um cara legal aliado de todos na outra;
- Certas tramas menores não contribuem em nada, nem são tão divertidas. Outras parecem interessantes, mas desaparecem completamente da série e nunca são levadas adiante. Ao contrário do que mencionei antes sobre dialogo inteligente, isso é algo realista, que acontece no mundo real, mas não é nada agradável de se ver na ficção;
- Tem triângulos amorosos em certos pontos. Muitas pessoas não gostam disso numa obra de ficção, eu incluído;
- Algumas pessoas gostaram do arco principal da segunda temporada. Eu não, e acho que fez da segunda inferior as outras duas. Tomava tempo de mais que talvez teria sido melhor usado com vários eventos menores. Algumas pessoas não gostam tanto da terceira temporada e gostam mais da segunda, no entanto. Só não é meu caso;
- Só tem, no total 25 episódios! 

Ok, é isso. meus likes e dislikes sobre The Newsroom. Com certeza me deixou querendo algo escrito no mesmo estilo. Procurei as obras do mesmo autor, Aaron Sorkin. Infelizmente, a maioria delas não parece muito interessante em sua premissa, apesar de que algumas são muito bem sucedidas, como os filmes "A Rede Social" e "Steve Jobs". Pena que eu não tenho curiosidade sobre as historias que esses filmes propõe contar. 
Se minhas opiniões sobre Newsroom te chamaram atenção, leitor, faça-me o favor e recomende-me outras séries inteligentes assim. Grato desde já!

o/

Basara
Admin

Ver perfil do usuário http://anomaliazero.ativoforum.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: