Impressões Iniciais ao Rever "Friends"

Ir em baixo

Impressões Iniciais ao Rever "Friends"

Mensagem por Thear em Sab 12 Maio 2018, 03:10

Eu estou sempre decepcionado com a Netflix. É surpreendentemente difícil achar qualquer coisa que preste lá.

Especialmente quando se trata de sitcoms de qualidade. Eu frequentemente quero assistir algo mais "lighthearted" e não tem opções. A maioria das sitcoms com melhor reputação simplesmente não é uma opção na netflix brasileira. Então, sem opções... Eu decidir começar a rever "Friends".

Muita gente considera que Friends envelheceu mal. Que o humor não funciona mais, os valores apresentados estão obsoletos, etc. Mas eu me surpreendi. Ate o momento só vi a primeira temporada, mas já posso dizer que o humor é mais fluido e discreto do que eu lembrava.

Porque então eu, e muitos outros, lembro do humor da série como genérico e forçado, tipo Big Bang Theory? Ah, sim... As risadas enlatadas (sei la se era audiência ao vivo, mas não muda meu ponto). Na pratica, os diálogos em Friends não fazem nenhuma questão de esfregar as piadas na cara da audiência ou explica-las, são as risadas que dão essa impressão. Elas estão ali pra avisar a audiência "isso foi uma piada, riam", e evitar que piadas sutis passem despercebidas ao público mais casual.

Mesmo com as tendências repetitivas e foco excessivo em "mal entendido" nos roteiros de Friends (que ainda não é perceptível na primeira temporada), o humor casual durante os diálogos é realmente bom, e ajuda a criar o ponto mais forte de Friends: um grupo de amigos com grande química, que interagem muito naturalmente entre si como se conhecessem uns aos outros faz décadas.

Esse é o escapismo que agrada a audiência nessa série. A maioria das pessoas não tem um grupo de amigos no qual as coisas fluam tão naturalmente, e a série acaba passando a sensação de que a audiência faz parte do grupo da série.

Não me entendam mal, Friends definitivamente é obsoleto em termos de roteiro (casualmente as interações deles são brilhantes, mas são surrealmente incompetentes em se comunicar sobre assuntos importantes), e todos os personagens (exceto talvez o Ross) seriam considerados péssimas pessoas se a série fosse atual.

Mas se tu for capaz de ignorar as risadas, a série capricha mesmo no humor sútil e casual, o que eu realmente não esperava.

Ou isso, ou o padrão das outras sitcoms é tão ruim que faz Friends parecer bom, mesmo que não se compare a Community.

Admin

Ver perfil do usuário http://anomaliazero.ativoforum.com

Re: Impressões Iniciais ao Rever "Friends"

Mensagem por Tarin em Sab 12 Maio 2018, 22:16

Faz bastante tempo que não vejo a série, mas me deixa intrigado essa narrativa de que a série está obsoleta e incompatível com os dias atuais, e tal.

Se tu for continuar revendo, fico curioso pra ver se tu percebe elementos que possam parecer estranhos, ofensivos, ou whatever pra hoje em dia. Eu lembro da série sempre tentar exaustivamente ser o mais inofensiva possível, dentro dos seus conformes. Mas realmente pode ter coisas que eram consideradas perfeitamente aceitáveis naquela época que agora já seriam controversas... E isso seria interessante perceber.

ProjetosMúsica
GitHubSoundCloud
Tarin
Admin

Ver perfil do usuário

Mensagem por Thear em Dom 13 Maio 2018, 08:59

Ah, pode ter certeza que eu já percebi.

Todos os personagens (homens e mulheres) parecem ter alguma desordem sexual, sendo incapazes de se comportar normalmente ao encontrar um desconhecido atraente, e fazendo questão de objetifica-los. Acho que, no nível que a série apresenta, sempre foi inaceitável no mundo real, mas na série era aceito como "apenas cômico". Nos dias de hoje, uma série com personagens assim seria mal vista, ou teria que retratar claramente que essas características dos personagens são defeitos.

Admin

Ver perfil do usuário http://anomaliazero.ativoforum.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: